Carolinne Longo's profile

Artigo - Marketing no Pinterest

H1: Como Usar o Pinterest Para Impulsionar seu Negócio Online.
         A grande maioria dos seres humanos estão mais propensos a fazerem algo se forem estimulados visualmente. Utilizar imagens para influenciar as pessoas é algo altamente utilizado pelo marketing digital.
         O Pinterest é uma rede social baseada em painéis visuais e a liberdade de salvar e categorizar esses painéis como quiser. Existem atualmente 300 Milhões de usuários e 200 Bilhões de Pins (Nome dado as publicações) salvos.
H2: Por que utilizar o Pinterest como ferramenta de marketing?
H3: Funciona de forma gratuita e garante tráfego orgânico.
         Se você está começando agora, tentar ter tráfego orgânico vindo do Facebook ou Instagram demanda muito tempo, ou dinheiro para patrocinar suas publicações e encontrar o público certo.
         Ainda que tenha a opção de patrocinar os pins, o Pinterest consegue angariar um número muito maior de visitas de forma orgânica.
H3: É um mecanismo de busca
         O Pinterest funciona como um mecanismo de busca, assim como o Google ou o Youtube. Ele está continuamente apresentando estatísticas sobre o que as pessoas estão buscando ou não.
         Isso te dá a oportunidade de criar e ajustar conteúdos e gráficos que combinem com as estatísticas e ainda permite que você se posicione melhor para essas buscas com a otimização de seu perfil, pastas e pins.
H3: Está focado em conteúdo visual
         Conteúdo visual ajuda a promover o conhecimento de marca, eventos, estabelecer posicionamento de marca, lançamento de produtos e gerar vendas. E ele permite não só o uso de imagens, mas de vídeos também.
H3: É fácil verificar se o conteúdo está funcionando
         É possível ajustar a estratégia de modo rápido e eficiente, uma vez que o feed é único e exibirá no topo os melhores resultados para uma palavra-chave. Ele também mostra as tendências do momento, permitindo que você faça algo voltado para o que está em alta.
H3: Os pins duram bastante
         A maior parte do conteúdo exibido no pinterest é proveniente de repins, isso quer dizer que alguém gostou de um conteúdo e salvou esse pin em outra categoria. Logo, se você postar um pin interessante, ele pode ser repinado muitas vezes e alcançar facilmente vários públicos.
H3: Não busca a interação social
Diferente das redes sociais tradicionais, o Pinterest tem interesse apenas da quantidade de repins de um pin, não na quantidade de comentários ou seguidores que o usuário recebe.
Assim, não importa se seu negócio online tem um grande ou pequeno número de seguidores, mas sim se seus pins são interessantes o suficiente para serem repinados diversas vezes.
H3: Os usuários estão lá atrás de inspiração
         Os usuários costumam categorizar em pastas as ideias que desejam colocar em prática. Seja para planejar as próximas férias, o aniversário dos seus filhos ou a decoração de sua casa, os usuários estão prontos para pagar por produtos que resolvam os seus problemas.
         Logo, os usuários do Pinterest têm mais probabilidade de tornarem-se leads do que usuários de outras redes sociais.
H3: Plataforma amigável a afiliados
         Para os afiliados, saibam que é possível vender seus produtos ao adicionar uma imagem interessante e colocar o link do site de venda.
H2: Como usar o pinterest?
H3: Criar uma conta
Para trabalhar utilizando o Pinterest, é necessário ter uma conta business. Para fazer isso, basta escolher a opção “Criar uma conta business” na página inicial do Pinterest.
         Para configurar a sua conta comercial, o Pinterest procurará saber algumas questões, como o nome e o tipo de negócio que você representa. Você poderá adicionar um link para o site, integrar com outras redes sociais e selecionar os assuntos que melhor descrevam o seu negócio, e assim receber sugestões da plataforma.
H3: Criar pastas
         Ao criar uma pasta, você precisará escolher algumas coisas, como nome, descrição e categoria. Também poderá adicionar uma capa, mantê-la pública ou privada e ainda convidar colaboradores.
H3: Criar pins
Ao criar um pin você poderá controlar coisas como o horário em que o pin será publicado, podendo escolher se será publicado na hora ou se a publicação será agendada.
Para criar um pin você precisará definir a pasta em que o pin será adicionado ou criar uma nova. Também deverá adicionar título, descrição e link de destino.
H2: Como otimizar as publicações?
         Ao tentar otimizar uma rede social, buscamos aumentar o engajamento, e consequentemente os ganhos da pessoa que trabalha nessa rede social. Com o Pinterest não é diferente, a intenção é fazer com que os pins fiquem melhor posicionados nas buscas para que sejam encontrados por mais pessoas e, assim, gerar mais interações e visitas para as páginas.
H3: Preencha todas as informações dos pins
        O Pinterest não lê imagens, então para tentar entendê-las o algoritmo lê as informações do contexto, especialmente título, descrição, hashtags e URL de destino dos pins. Tente preencher as informações com as palavras-chaves escolhidas.
H3: Coloque as palavras-chave no título das pastas
        Palavras-chave são a base das pesquisas. Então o modo mais eficiente de aumentar seu engajamento é encaixar as palavras-chave estrategicamente.
H3: Use a criatividade quando planejar as imagens
        O Pinterest classifica as imagens pela sua popularidade, e uma maneira de provavelmente conseguir mais popularidade é utilizando imagens criativas e chamativas. Quanto melhor a qualidade das suas imagens, mais chances elas têm de aparecer no topo das pesquisas.
H3: Planeje as imagens do site
        No Pinterest, os próprios usuários podem trazer imagens de sites para dentro da rede. Portanto, fazer marketing no Pinterest também significa preparar imagens em alta qualidade para que elas sejam salvas pelos usuários de maneira otimizada.
H3: Integre o Pinterest com outros canais
Para aumentar a popularidade do seu perfil no Pinterest, atraia mais pessoas de fora ao compartilhar seus pins nas outras redes sociais e leve para o Pinterest um público que já curte a sua marca.
H2: Analytics do Pinterest
         A plataforma oferece uma ferramenta de análise de dados, exclusivamente para as contas business. Nessa ferramenta, você pode ter uma visão geral da sua conta com métricas como impressões, engajamentos, closeups, cliques no link, pins salvos, público total e público engajado.
         Você pode filtrar os pins pelo período de atuação, o dispositivo utilizado pelo público e o formato de conteúdo.


Esse é o básico sobre marketing no Pinterest, o que achou? Lembrando que estamos trabalhando com o curso Fórmula Negócio do professor Alex Vargas, ele me ajudou muito e tenho certeza de que pode ajudar você também! Você pode encontrar o curso clicando aqui.
Artigo - Marketing no Pinterest
Published:

Artigo - Marketing no Pinterest

Published:

Creative Fields