Julia Lobato's profile

KAIRA LOORO | Architecture competition | 2017

KAIRA LOORO | architecture competition |  2017
SACRED ARCHITECTURE in Senegal, Africa

Julia Lobato
Olivier Lauppi
Pedro Felipe Maia
------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
A proposta principal da edificação é proporcionar um espaço de devoção sem quaisquer ligações ou menções religiosas especificas, onde o fiel sente-se acolhido para expressar sua religiosidade como preferir.
A forma circular da arquitetura remete às práticas religiosas tribais, principalmente africanas, com a intenção de promover o encontro entre os fiéis de todas as religiões e trazer a ideia de constante movimento no edifício, tendo seu acesso principal acontecendo por uma abertura única pela via principal da cidade, tornando o edifício legível e convidativo.
Levando em consideração a localização do sitio de trabalho e sua precariedade construtiva, a utilização de materiais majoritariamente locais foi uma prioridade na concepção do projeto.

A estrutura está dividida entre x pórticos de madeira, distribuídos ao longo da circunferência, e por alvenaria autoportante de tijolo de barro, que fazem a sustentação destes pórticos. Tal alvenaria é concebida num jogo de cheios de vazios, com os cobogós fazendo a vedação no nível térreo. Aberturas graduais ocorrem de acordo com o uso interno: a medida que aproxima-se da sala de culto, menores ficam as aberturas e, consequentemente, a relação com o mundo exterior. Tal solução visa melhorar a circulação de ar e explora o uso de iluminação natural no interior da arquitetura.

No pavimento superior, brises fixos de bambu fazem o fechamento, também permitindo a entrada de luz e ventilação natural para o interior. Esta mesma pele também atua no interior do edifício, fazendo a transição da área coberta do corredor para o pátio descoberto.

Para a cobertura foi proposto uma superfície de piaçava/palha, encobrindo o anel circular, com inclinação direcionada para o centro da circunferência, onde as águas pluviais podem ser captadas através de uma calha e direcionadas a um reservatório no nível térreo.

Três ambientes principais e distintos configuram o térreo da capela, sendo eles o salão
principal de orações, um pátio interno e as circulações laterais. A relação entre os ambientes
principais é delimitado por barreiras físicas semiopacas, permitindo a penetração de luz e
ventilação naturais e tornando os ambientes permeáveis, fluidos e interligados.
O salão principal destinado a cultos em grupo, na extremidade oposta ao acesso, caracteriza-se como um ambiente genérico e desprovido de representações religiosas especificas, compartilhado ao longo do dia com cultos de diferentes religiões. Caso exista a necessidade de utilização de mobiliários em determinadas cerimonias, como bancos ou
cadeiras, um alçapão abaixo do piso funciona como deposito para armazenamento de objetos e mobiliários.
O corredor de conexão entre o acesso e o salão de orações percorre o perímetro do edifício lateralmente ao pátio interno, sendo um espaço de transição do ambiente externo para o sagrado, protegido por uma pele permeável de cobogós e outra pele de bambus para o pátio interno, mantendo a privacidade local e ao mesmo tempo acompanhada por um jogo de luz, sombra e ventilação.
O espaço do pátio interno descoberto foi oferecido para agregar cerimonias ao ar livre, em configuração de roda, podendo conter fogueiras ou outros elementos centrais, sendo visto de todos os ambientes da capela.

O programa do pavimento superior acontece de forma livre e flexível, adaptando-se a
diferentes condições e situações destinados a comunidade local. O espaço acomoda possíveis
aulas, reuniões de comunidade, feiras, festas, exposições ou qualquer evento comunitário,
servindo de ponto de encontro para a população local, ou até mesmo, local de orações e
cultos individuais. Em situações emergenciais, o ambiente versátil serve de abrigo para a
população com espaço para camas e demais necessidades.
KAIRA LOORO | Architecture competition | 2017
Published:

Owner

KAIRA LOORO | Architecture competition | 2017

Published: