Esther Rosas's profile

Projeto Abolição

Projeto Abolição
a Igreja de São Pedro Apóstolo no pacato bairro do Encantado na zona norte da cidade. Foi construída por moradores na década de 1920, em um terreno cedido por uma família da região. Em 1934 foi elevada ao status de paróquia e é utilizada até o fim da década de 1980, tendo sua fachada tombada em 1996.

O exercício de trabalhar com o preexistente nos trouxe uma reflexão sobre sítio, memória e comunidade. Elementos que abriram nossa percepção tanto para o bairro como para a cidade. Na leitura que fizemos do bairro, identificamos componentes de ruptura no tecido da região. A linha amarela e o Engenhão podem ser identificados como esses componentes que não pertecem ao gabarito e escala dessa área, são dois elementos que se forçam dentro de uma costura de gabarito e vivencia de rua bem definidos. Portanto, nossa principal operação é costurar as relações antes existentes no sítio.
Decidimos trabalhar com um centro de bairro onde anteriormente era uma igreja, esperamos operar pela continuidade das relações comunitárias desse espaço. Nessa intenção de coexistência optamos pela manutenção da ruína com um novo uso. Tratá-la como ruína talvez seja a estratégia mais cabível para a igreja, pois não precisa de grandes intervenções para reforçar sua legibilidade no bairro. Ela simplesmente existe como ruína.
Analisando os equipamentos culturais da região percebemos ser quase nula a quantidade de espaços para estudo e também a ausência de cinemas e teatros fora do circuito genérico dos shoppings. Seu interior mantem a atmosfera preexistente. Um atrio sem programa que distrubui todas as atividades do entorno: um cinema ao fundo, o grande espaço multimídia, e a praça.
Propomos uma topografia que busca costurar novas relações com o entorno imediato e reforçar a imagem da Igreja como um marco comunitário. Essa nova configuração se desdobra ao longo da rua General Clarindo, que foi cortada pela via expressa, agora abriga uma grande praça.
Projeto Abolição
Published:

Owner

Projeto Abolição

Published: