Metanóia

Metanóia é meu quadrinho digital (webcomic) autoral produzido para conclusão do curso de graduação Comunicação Visual Design da UFRJ, e pode ser acessado através da url www.metanoiacomic.co


Temática
O assunto para o quadrinho surgiu por conta de meu interesse em assuntos relacionados ao comportamento humano: crenças, emoções, limitações, desenvolvimento, etc. e, nesta área, reflito bastante sobre pensamentos, hábitos e crenças que nos impedem de chegar onde queremos, fazendo com que nosso maior impedimento seja nós mesmos.

  




Dentro desse contexto onde nos encontramos em uma "prisão mental", escolhi como assunto a dependência emocional (ou afetiva).

A dependência emocional ocorre com bastante frequência e é comumente confundida com amor. Como acho importante utilizar o meio digital e acessibilidade que ele permite para falar de assuntos relevantes e nos incentivar a nos tornarmos seres humanos melhores e nos conhecermos escolhi este tema para tratar.

A intenção era realizar um projeto em que pudesse utilizar animação, então o objetivo final se tornou produzir uma webcomic, uma história em quadrinhos digital.

As webcomics são um produto relativamente novo dentro do nicho das histórias em quadrinhos e autores já apontavam a necessidade de aumentar a relevância desse meio de comunicação no âmbito acadêmico, agora, com o crescimento dos quadrinhos no meio digital e o aumento das possibilidades nesse tipo de mídia, é interessante que mais pesquisas sejam feitas sobre o assunto.


O projeto
Após uma longa pesquisa sobre webcomics e hipermídia nos quadrinhos, as considerações pré-projetuais incluíam a produção de uma webcomic focada a leitura em dispositivos móveis, que possuem telas menores que computadores desktop. Assim o leitor teria uma boa experiência de leitura através de um sartphone ou tablet, amplamente utilizados atualmente para acesso de mídias online. Ainda foi tomado cuidado para que esse fator não prejudicasse a leitura em telas de monitor.

Foi escolhida a utilização de gifs animados e som sem exageros para que seja apenas um auxílio na imersão da história e complemento à narrativa.




O objetivo não foi contar uma história de forma didática, mas se apropriar do poder da narrativa como fonte de reflexão para que as pessoas tenham contato com o tema e reflitam sobre ele.


Narrativa
A história é sobre um pássaro que vive preso em uma gaiola em um apartamento pequeno, de apenas um cômodo, desde que se lembra. O apartamento é de uma velhinha que sai de casa e volta nos mesmo horários todos os dias, tendo sua própria rotina diária. O pássaro se adaptou a rotina dela, cantando e se calando nos momentos certos, e canta todos os dias para agradá-la, sem muito sucesso. Um dia, após a velhinha sair, um outro pássaro surge na única janela do apartamento e questiona o passarinho preso sobre a vida que ele leva e ambos tem um diálogo reflexivo.





Personagens
São três personagens mais relevantes na história e cada um tem um significado metafórico dentro do assunto dependência emocional.

O passarinho preso (protagonista): o dependente
Passarinho livre: o que trás a visão de fora
Velhinha: agressor/objeto de dependência




Apesar da nomenclatura técnica, o objetivo foi retratar a velhinha de forma neutra, uma vez que a história tem o foco na visão de mundo limitada do pássaro preso, e até mesmo no contraste entre sua visão e a visão do pássaro em liberdade. O objetivo não foi assumir um caráter acusativo, mas sim reflexivo sobre a situação de se encontrar preso em uma situação prejudicial e buscar se livrar dela.​​​​​​​

​​​​​​​O protagonista foi desenvolvido como uma espécie pequena e de cor azul para conter o simbolismo do passarinho azul da felicidade e da liberdade, trazendo o contraste desse simbolismo em um pássaro preso em um local recluso do mundo.

O passaro livre foi baseado na espécia pardal por ser uma espécia comumente encontrada livre em muitos lugares do mundo e não costuma ser contrabandeada ou comercializada.





Referências
Algumas referências para o projeto foram:

Narrativa:
O mito da caverna de Platão

Estilo gráfico:
Gris (jogo da Nomada Studios)
Child of Light (jogo da Ubisoft)

Hipermídia:
Thunderpaw (webcomic de Jen Lee) www.thunderpaw.co
Drengerexplosion (webcomic de Michelle Bruttomesso) www.michelebruttomesso.com/drengexplosion-first-story



Cenário

​​​​​​Moodboard pro ambiente interno

Pontos destacados para construção do ambiente interno:
Luz amena;
Cores terrosas para passar ideia de defasagem, desgaste, do ambiente da relação de dependência;
Alguns elementos da natureza como plantas e madeira como indicações do ambiente natural do pássaro, porém o apartamento não é esse ambiente ideal, como em O mito da caverna, tais elementos são apenas sombras.

Paleta de cores:



Estudos de ambientação, enquadramento e perspectiva em 3D



Estudos de concept em aquarela digital




Moodboard pro cenário externo
Ao fim, o cenário externo foi reduzido à vista que a janela possibilita do interior do apartamento, assim, o leitor só tem acesso ao mesmo recorte do mundo exterior que o protagonista tem. Isso ressalta a coragem que o passarinho teria que te para sair da gaiola, do apartamento e daquela situação, um dia.

O cenário externo foi reduzido ao céu e uma parte da copa de uma árvore, e as cores são mais vivas que no ambiente interno.




Thumbnails​​​​​​​
Dentre as diferentes possibilidades de formatos que o ambiente digital oferece para as webcomics escolhi o formato carrossel pois isso me permitiria um maior controle no acionameto das animações e sons para que não houvesse desencontro entre o fluxo de leitura e o ritmo da hipermídia. Dessa forma, eu pude separar as hipermídias por quadro e elas são acionadas apenas quando o leitor está no quadro respectivo.

O formato das imagens foi definido como 310x500 pixels de acordo com pesquisas sobre imagens para web e para telas pequenas e o formato vertical foi escolhido para encaixar na tela vertical do celular.

As thumbnails foram desenhadas manualmente para definição dos enquadramentos e hipermídia de cada quadro.


Após isso foi feita a digitalização das thumbnails e iniciou-se os testes de iluminação e animação.



Tipografia
Foi escolhida uma fonte semelhante a minha própria letra manual, para manter o caráter pessoal do projeto e, para evitar confusões entre os acidentes tipográficos, a fonte foi utilizada em caixa alta em todo o quadrinho.

A fonte escolhida foi a Wildstripe Regular e o tamanho mínimo utilizado foi de 32 pontos para auxiliar na leitura em telas pequenas.



Título
A palavra metanóia foi escohida por ter origem grega relacionando à referência "O mito da caverna", significando mudança da forma de pensar, transformação da mente.

​​​​​​​



Amostras do resultado



Trailer
Foi produzido um breve trailer para a divulgação da webcomic que pode ser acessado através da url www.metanoiacomic.co

O website foi produzido com a ajuda de dois amigos que possibilitaram a exposição desse projeto na web.




Assista abaixo a apresentação completa
Entre em contato:
(21) 97686 5529 | design.robinault@gmail.com
Metanóia
Published:

Owner

Metanóia

Published: